
Botânica Medicinal & Fitoenergia

BOTÂNICA MEDICINAL
Entender as substâncias químicas produzidas naturalmente pelas plantas, auxilia no bom uso delas na manutenção da saúde!
SAÚDE
Saúde é um conceito muito amplo! Segundo a OMS, envolve o bem-estar físico, mental, emocional e ESPIRITUAL.
FITOENERGIA
Plantas, além de possuírem moléculas complexas, trazem consigo processos energéticos fantásticos, já ouviu falar nos Florais? Então!
Comigo-ninguém-pode
(Dieffenbachia seguine / D. picta)
Diego Castilho - Biólogo / 02 de abril de 2020.
Chegamos até a fantástica e perigosa comigo-ninguém-pode! Uma planta originária na Colômbia e Costa Rica, presente em todos os países de clima tropical, logo tem aos montes aqui no Brasil.
São duas as espécies conhecidas como comigo-ninguém-pode, são elas: Dieffenbachia seguine e Dieffenbachia picta, alocadas na família botânica Araceae.
Podem atingir até 3 metros de altura, suas folhas atingem cerca de 30 a 45 cm de comprimento e de 15 a 20 cm de largura. Com manchas (máculas) que variam entre verde claro, amarelo e branco.
.png)
Apesar de tóxica, existem muitos estudos científicos com ambas as espécies, justamente para entender os mecanismos químicos e biológicos que ocorrem. Porém, algumas populações utilizam essas plantas com finalidades medicinais, dentro conhecimentos tradicionais adquiridos ao longo do tempo pelos antepassados.
Os nativos do Caribe utilizam folhas de D. seguine para gerar infertilidade em até 48 horas, com capacidade de reversão de esterilidade. No meio científico, ainda não se compreende o mecanismo biológico de tal atividade. Mas, fornece dados robustos de quão tóxica elas são, e o grupo químico que colaboram para a toxicidade são ráfias de oxalato de cálcio e sapotoxinas.
Na natureza, até mesmo os animais entendem o grau de periculosidade que estas plantas representam, não costumam sequer aproximarem-se!

Índios da Amazônia brasileira, utilizam um preparo concentrado de folhas de D. seguine e D. picta para envenenar flechas para abater caças.
Alguns estudos demonstraram que o contato da seiva presente nestas espécies, com olhos, mucosas de boca e nariz, geram edemas (inchaços) podendo levar ao fechamento da glote. Se ingerida causará náuseas, dores abdominais e vômito, sendo fatal em altas concentrações. As ráfides (ráfias) de oxalato de cálcio, em baixa quantidade não é letal, todavia é o excesso desta que levará ao rompimento, lesão ou irritação de tecidos orgânicos.
Em muitas páginas pela internet encontra-se informações sobre as atribuições fitoenergéticas da comigo-nínguem-pode, porém, levando em consideração a periculosidade das espécies sugiro que não as utilizem para tal finalidade.
De fato, ela é uma planta poderosíssima, de atribuição energética intensa e de altos níveis vibracionais. Suas energias no campo energético humano, gera choques profundos em acúmulos de massas energéticas criadas devido padrões de pensamentos negativos repetitivos. Principalmente nos de limitação, timidez, insegurança e sentimento de impotência.
Segue aqui uma técnica para o emprego fitoenergético destas espécies:
Se aproxime do exemplar, caso tenha plantada ou até mesmo na natureza onde encontra uma delas.
Sente ao seu lado, coloque suas duas mãos sobre uma folha ou no próprio caule.
Feche os olhos, e diga: "Recebo com gratidão as energias produzidas por sua presença".
Mantenha-se ali por 3 minutos, acredite profundamente na recepção das forças vegetais.
Finalize agradecendo pela experiência.
Que estas informações transformem sua vida!
Abraço!