
Botânica Medicinal & Fitoenergia

BOTÂNICA MEDICINAL
Entender as substâncias químicas produzidas naturalmente pelas plantas, auxilia no bom uso delas na manutenção da saúde!
SAÚDE
Saúde é um conceito muito amplo! Segundo a OMS, envolve o bem-estar físico, mental, emocional e ESPIRITUAL.
FITOENERGIA
Plantas, além de possuírem moléculas complexas, trazem consigo processos energéticos fantásticos, já ouviu falar nos Florais? Então!
Uva-do-mato
(Cissus verticillata)
Diego Castilho - Biólogo / 08 de abril de 2020.
Essa plantinha representa uma excelente opção para diabéticos! Vamos desenrolar essa ideia e conhecer mais sobre ela? Vem comigo!
O diabetes, é uma disfunção orgânica estabelecida devida deficiência na produção de insulina (hormônio produzido no pâncreas), que tem como função a diminuição dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. Claro, existem outros mecanismos fisiológicos que podem desencadear o diabetes, todavia essa explicação geral fornece um entendimento assertivo do processo. Uma doença que acomete cerca de 12, 5 milhões de brasileiros!

A uva-do-mato, também conhecida como "insulina vegetal", anil-trepador, cipó-puci entre muitos outros. Pertence à família Vitaceae, mesma da uva tradicional (gênero Vitis sp.), originária do Norte do Brasil, com excelente distribuição, é encontrada em diversos estados do pais.
Muitas universidades se dedicam no estudo dessa espécie com intenção de compreensão dos mecanismos biológicos das substâncias químicas presentes. Devido esse esforço ficou comprovada a atividade hipoglicemiante, isto é, a capacidade de diminuir o açúcar da corrente sanguínea. Além, de confirmar sua capacidade anti-inflamatória e anticonvulsivante!

Após o preparo do chá com folhas de uva-do-mato, algumas substâncias das folhas serão extraídas para a água, tais como: kaempferol, luteonina, luteonina-3-sulfato e tiramina.
Todas estas moléculas possuem excelentes atividades hipoglicemiantes, sem nenhum efeito adverso, ou seja, sem perigo de intoxicação.
E aí? Conhece alguém diabético? Você já pode convidá-lo a ler este artigo e a incluir em sua vida a beneficente Cissus verticillata!
No preparo de um banho, floral ou herbessência, a espécie em questão traz ao campo eletromagnético humano a proteção do charkra cardíaco, envolvendo o indivíduo em uma esfera de autoamor, autoproteção, sensação de responsabilidade consigo. Melhora a autoestima, acalma a ansiedade em relação à recepção do amor de alguém, pois trabalha na manutenção do amor próprio...
E aí? Gostou?
Em verdade, todos nós, em algum momento da vida precisamos dessas energias, não acha?
Um abraço!